Amigos antigos: Rolfing e Yoga
Rolfing para quem não conhece, é um método terapeutico criado com o objetivo de proporcionar a reintegração estrutural do corpo. Através dessa terapêutica, a técnica é capaz de eliminar dores, tratar lesões e proporcionar um corpo saudável que se movimente de forma natural.
Rolfing e yoga se complementam mutuamente, melhorando a estrutura, equilíbrio e flexibilidade. Sua desenvolvedora, Ida Rolf, utilizou o yoga para aprofundar a compreensão da estrutura humana. Você já sabia que o Yoga influenciou o trabalho de Ida Rolf?
Assim como na teoria do Rolfing, que realiza manualmente o equilíbrio da tensão das fáscias, o tecido que recobre nossos músculos, muitas vezes esquecido pela medicina tradicional, como se fossemos uma grande lona de circo interligada pelo corpo inteiro, recebendo tensões e afrouxamentos constantemente, o Yoga utiliza os ásanas para gerar este equilíbrio, trabalhando de forma mais dinamica.
Ida Rolf, que era Bioquímica, se baseou nos conhecimentos que possuía para entender o funcionamento do tecido conjuntivo humano, as fáscias e seu comportamento com o sistema musculoesquelético. Estudou quiropraxia e osteopatia (terapias manuais de realinhamento, pricipalmente dos ossos e articulações), mas percebeu que estas duas disciplinas não possuíam o resultado integrativo que ela tanto estava procurando. Em seus estudos, acabou conhecendo o yoga, onde, segundo ela “o yoga era o melhor sistema de exercício que já foi inventado, se o aluno trabalhasse com um bom professor”.
Yoga é a atividade recomendada pelo Rolf Institute para trabalhar em conjunto com a terapia de reintegração e fazer com que o organismo se mantenha equilibrado no longo prazo.
Os objetivos mais comuns que orientam as pessoas para Rolfing e yoga são:
– para obter alívio de tensão ou dor crônica ou aguda
– para aumentar a flexibilidade ou coordenação
– para melhorar a postura e alinhamento
– aprender a relaxar e obter mais consciência corporal
– a compensar os efeitos deletérios do envelhecimento
– para libertar os blocos emocionais armazenados no organismo
– para ter mais energia e resistência
– de encontrar alívio de dificuldades respiratórias
Para saber mais:
No Blog:
Integração das estruturas
Metodologia do Centro Viveka
Liberação Miofascial
http://www.rolf.org/about/yoga