Amizades e verdade
É a verdade o melhor caminho a ser seguido? Dizer a verdade sempre é o caminho mais fácil das atitudes? Mentir só para agradar alguém ou para sair de uma situação que prejudicaria algum dos lado é algo valido?
Todos temos amigos com problemas, alguns mais amigos, outro mais problemas, mas todo mundo tem. Alguns de nossos amigos se afundam tão profundamente em alguns problemas que sequer vêem um fim ou uma solução, alguns tem a opção de resolver e sair do problema,outros não.
Observar os problemas dos nossos amigos pelo ponto de vista de fora torna-os mais simples de serem resolvidos assim, quando estamos próximos podemos ajuda-los a enfrentar os abstaculos e seguir em frente. Só que quando um problema dura muito tempo, aquilo esta tão inserido na pessoa que passa a fazer parte do estilo de vida dela, o sofrimento se torna composição do dia a dia já que habitualmente adoramos nos sentir vitimas do mundo mártires da terra. A personalidade passa a girar em torno daquilo como se fosse uma desculpa para nossas atitudes injustas. “Sabe o Igor, aquele que a mãe morreu e virou revoltado?”.
Nosso problema passa a fazer parte de nos, nos faz companhia, enche nossa cabeça quando ela esta vazia de outras coisas mais produtivas, mais interessantes ou que nos leve adiante. Ele se torna tão importante para nos que temos medo de que um dia ele acabe e não tenhamos assunto para contar, coisas para reclamar, historias para dizer e fatos para pensar. Talvez não tenhamos estrutura psicológica para suportar a falta desse problema e seguir em frente na vida, a perda pode ser insuperável. Adoramos sentir pena de nós mesmos e isso se torna uma desculpa para não seguirmos em frente.
Como amigos, o que devemos fazer? Acordar nossos amigos para a solução do problema, mesmo que este seja mais impactante psicologicamente do que mante-lo vivo ou estar sempre ao lado para ouvir, colaborar em doses homeopáticas para que um dia a pessoa se transforme e consiga se libertar sozinha, aos poucos?
Nós somos nossos piores inimigos.