Kuruntha – trabalhando como marionete
Este material é o preferido de todos os praticantes! A palavra kuruntha em sânscrito quer dizer marionete, devido aos cintos presos na parede e a sustentação do corpo que ele proporciona.
A versão que você na foto dizem ser uma versão americana (mais confortável e flexível quanto ao uso) das tradicionais cordas que se vê nas escolas de Iyengar Yoga.
Pode ser usado como possibilitador de uma série de posturas (na minha última contagem eram 45) assim no ajudar no tratamento de diversas questões do corpo.Ai vão algumas posturas:
Adho Mukha Shvanasana
Sustentada pelas pernas, permite liberdade do quadril e tronco. Quem tem a musculatura posterior da coxa mais encurtada não sente a sobrecarga dos ombros quando a postura é realizada sem materiais. Permite que o tronco estenda melhor e que a ação das pernas também seja trabalhada.
Paschimottanasana
Cinto permanece nas escápulas e o peso do corpo colabora na flexão dos quadris.
Salamba Sarvangasana
O cinto sustenta os quadris em uma altura que permite que os ombros toquem o chão e os cotovelos fiquem embaixo dos quadris.
Setu bandhasana
Aqui o cinto sustenta os quadris e ajuda a fixar os pés da parede.
Trikonasana
Ajuda a manter a sustentação dos quadris e manter a extensão do tronco.
Ushtrasana
Modifica o posicionamento no espaço usando a gravidade para facilitar a extensão.
Utthita Hasta Padangushtasana
Sustenta a perna em extensão e permite ajustar a altura aos poucos. O vetor de força contra a perna em extensão permite que o quadril se alinhe melhor. A parede se torna um auxiliar para manter a verticalidade das pernas e tronco.
Há também várias invertidas (posturas de cabeça para baixo) que podem ser feitas e que ajudam os que não podem ou tem dificuldade de realizá-las. Venha experimentar!