O yoga como educação do movimento
Você que acompanha este blog sabe muito bem que dentro da prática de Hatha Yoga os benefícios físicos e principalmente estéticos são consequencia de um trabalho consistente focado no propósito do Yoga, “a inibição das flutuações mentais”. Mas hoje, vou falar especificamente da forma com que costumo trabalhar aqui no Centro Viveka e o propósito que a maioria das pessoas chegam até aqui.
As posturas de Yoga são muito completas no sentido de reestruturar o corpo para que ele se mantenha saudável no longo prazo. Através delas podemos tratar doenças ortopédicas, desvios posturais e principalmente questões de coordenação motora que porventura não foram desenvolvidos em alguma fase da vida. Para isso, precisamos conhecer a fundo todos os processos biomecânicos do corpo, seus tecidos, suas integrações, as questões neurológicas de como o corpo faz para se mover e até mesmo as fisiológicas para saber o que está acontecendo por dentro do corpo do praticante. Saber integrar as estruturas é essencial ao processo de mudança.
É preciso também conhecer a fundo cada postura que se pratica, entender seu comportamento e sua ação no corpo, suas indicações e contraindicações afinal, o que diferencia o remédio do veneno é apenas sua dose. Entender os efeitos energéticos e mentais de cada postura e suas combinações, pois cada conjunto tem um objetivo diferente e tem diferentes efeitos.
A prática de Yoga pode lhe ajudar em questões que você sequer imagina.