Pressão ocular e as posturas invertidas do Yoga
Há um mito entre alguns praticantes e profissionais da saúde de que as posturas invertidas, principalmente sirsasana, a invertida sobre a cabeça, a pressão interna do olho do praticante aumenta, pode causar glaucoma e por consequência procedimentos cirúrgicos para poder sanar o problema.
A Academia Americana de Oftalmologia resolveu testar a postura e descobriu que não é bem assim: 75 praticantes de yoga voluntários foram monitorados antes, durante e após a prática de sirsásana.
Durante a postura a pressão intraocular realmente se elevou mas nada que fosse realmente nocivo para as saúde dos olhos e durante 5 minutos de postura esta pressão se manteve praticamente constante e na finalização caiu praticamente para seus níveis normais quase que imediatamente.
A pesquisa também aproveitou para verificar se os praticantes de muitos anos tinham alguma diferença de valores com relação à população normal e assim saber se a prática constante da postura mudaria algum parâmetro ao longo dos tempos, mas também não encontrou nenhuma variação significativa.
Vale lembrar que sirsana deve ser feita cautelosamente acompanhado de um professor experiente, pois apesar de percebermos que a pressão ocular não seja um fator de risco, a região da coluna cervical, muito exigida na postura, pode sofrer consequências de um posicionamento a movimentações mal executadas.
Para ler o artigo na integra acesse: http://1.usa.gov/1n83Wbx