Princípios básicos do Yoga para Rolfistas
No Yoga clássico temos oito passos que devem ser seguidos para que o praticante atinja o Samadhi, ou a auto realização, são eles: Yamas e Niyamas (que são princípios éticos consigo e com o universo), ásana (assento ou postura física), Pranayama (controle da energia através da respiração), Prathyahara (introspecção dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e por fim, Samadhi (a auto realização).
Vou me concentrar aqui nos dois primeiros, que seriam princípios básicos de um Yogui para iniciar sua jornada no caminho da auto realização, que são importantes para qualquer ser humano que queria seguir uma vida, digamos, mais proveitosa. Seguirei estes princípios também relacionando-os com princípios de trabalho do Rolfing, assim tornando-os ainda mais palpáveis à nossa vida rolfística.
Ahimsa
É a prática da não-violência, ou seja, não cometer nenhum ato danoso para ous outros tampouco a nós mesmos. É o ato de cuidar dos nossos clientes com o cuidado que eles merecem para que floresçam durante o processo, de fazermos o que incube nosso trabalho. É também o ato de se auto preservar fisicamente durante o trabalho, em vigília constante para que não nos machuquemos pelo excesso de trabalho ou da falta de posicionamento do nosso corpo em favor da melhora dos nossos clientes. Se a gente se machuca para cuidar do outro, a conta ainda está em dívida
Satya
A verdade, a sinceridade. Estamos fazendo promessas sobre nosso trabalho que talvez não possamos cumprir? Estamos cumprindo de forma sincera a forma de trabalho que nos compromotemos desde o início? Nossos clientes estão cientes de como acontece seu trabalho e seu processo individual?
Asteya
Não roubar, falando de forma material e não material. Entregar o que foi prometido e não roubar a oportundade de outro se desenvolver como poderia através de seu potencial. Ser ético nos procedimentos e com os colegas de profissão, não apenas rolfistas, mas os vários outros cuidadores da saúde de nossos clientes.
Brahmacharya
Alguns dizem “não desperdiçar energia” mas durante a escrita deste texto econtrei o termo: “movimento em direção do essencial” ou seja, menos é mais. Vai de encontro ao excesso de energia gasta para um trabalho que queremos fazer, sendo que um bom planejamento, poucas manobras e muita integração são muito mais eficientes que duas horas de cutucação.
Aparigraha
Quer dizer desapego, que acredito ter tudo a ver com o princípio de fechamento. O começo, meio e fim que deve acontecer a cada sessão e a cada processo, ter dicernimento para poder mudar aquilo que pode ser mudado e deixar aquilo que não pode ser modificado naquele momento e seguir em frente. Tem a ver também com identificação, com a transferência, de dicernir o que é nosso e o que é do outro.
Saucha
Limpeza. Para estarmos presentes para os nossos clientes temos que cuidar de nós mesmos, de nossos corpos, de nossa saúde física e mental, do nosso espaço, para que ele seja confortável e livre de distrações que não sejam necessárias ao processo. Significa também o processo em si, de limpar ou eliminar o que não é mais necessário para que a integração aconteça.
Santosha
Contentamento. A satisfação com o trabalho de cuidar de pessoas todos os dias, de se alegrar com os pequenos resultados e também com as grandes mudanças de vida, de empoderamento, de grande reorganização e integração. É se alegrar mesmo quando a expectativa (ops!) é grande e os resultados são pequenos.
Tapas
Fazer o melhor, sempre, ter afinco e não se deixar desanimar. Estar presente nas sessões, fazer o melhor que se pode a cada minuto, estudar sempre, se aperfeiçoar como pessoa e nas relações.
Svadhyaya
Estudo de si mesmo. Reconhecer nossos defeitos e nossas melhores habilidades. Tem a ver também com a habilidade de sabermos como estamos no presente e agirmos de forma coerente, conectada. Principalmente quando não podemos naquele momento dar o nosso melhor.
Ishvarapranidhana
Dedicação total. É reconhecer que a vida é um processo de passagem e evolução. Por isso, lembar todos os dias que podermos ser melhores seres humanos a cada segundo, para nós e para os outros e tornar esta dedicação algo profundo e duradoudo, para nós e para o universo.
Alguns conceitos podem parecer óbvios, mas podem servir como lembretes na nossa prática diária, como pessoas e profissionais de uma filosofia, ciência e arte tão rica, que absorve o que há de melhor em cada um de nós e do mundo.