Yoga, natação e a melhora da capacidade respiratória
Muito se fala sobre a mudança da capacidade dos pulmões e a eficiência da pratica de Yoga (asana e pranayama) sobre as funções respiratórias do ser humano, será que esta prática realmente modifica nosso organismo?
Um estudo publicado em 2012 no International Journal of Yoga fez uma comparação muito interessante sobre a melhora comparativa da função pulmonar entre a pratica de natação e yoga.
Neste estudo foram medidos alguns parâmetros relacionados ao desempenho dos pulmões, como por exemplo a pressão inspiratória e expiratória (muito importante no controle de doenças como a asma) e volume ventilatório, que é a basicamente a capacidade dos pulmões de se encher a cada inspiração.
Os pesquisadores recrutaram 100 voluntários e os dividiu em dois grupos: um grupo foi submetido a 12 semanas de treinamento em exercícios de ioga, enquanto o outro grupo realizou exercícios de natação. Quando as medidas dos testes foram comparadas, percebeu-se que a melhora das funções respiratórias dos indivíduos foi bastante semelhante, dando apenas uma ligeira vantagem para a natação, porém os pesquisadores ressaltaram que o Yoga possui um baixíssimo custo de implantação e manutenção, por não exigir materiais e locais específicos para a prática o que seria muito interessante para locais de baixo desenvolvimento.
Houve também um estudo brasileiro publicado em 2011 mostrando que a pratica da respiração Ujaii feita durante 2 meses reduziu a frequência respiratória de repouso, além de também terem observado o fato de que alguns asanas promoverem o alongamento da musculatura da região torácica e desta forma exercem uma influência positiva sobre a capacidade da musculatura respiratória.
Referências:
COELHO et. al, Função ventilatória em mulheres praticantes de Hatha Yoga. Rev Bras Desempenho Humano, 2011 13(4):279-284).
GUPTA, Shilpa. SAWANE, Manish. A comparative study of the effects of yoga and swimming on pulmonary functions on sedentary subjects. Intl J Yoga, 2012; 5(2):128-133.