Yoga no período menstrual: Pode ou não?
Muitas mulheres têm dúvida sobre como deve ser a prática de Yoga no período menstrual, principalmente em relação às posturas invertidas –nesses casos, os professores costumam dar variações dos ásanas (posturas) às alunas nesta fase do clico.
As posturas invertidas devem, sim, ser evitadas, pois, além do posicionamento do corpo, desfavorável para a eliminação, elas exigem bastante esforço da praticante, o que pode influenciar energeticamente no período.
O período menstrual também costuma causar algum desconforto e um pouco de fraqueza na maioria das mulheres, e uma prática muito vigorosa deve ser evitada, procurando assim não ir ao limite da força e do alongamento, sem interferir no ciclo.
Além disso, o Yoga mexe com movimentos energéticos do nosso corpo (como respiração e excreção), que podem interferir no ciclo menstrual e até causar uma “desregulagem” no processo.
Na Índia, alguns setores da sociedade inclusive não permitem que as mulheres façam serviços domésticos nem mesmo trabalhem nesta fase, de modo a permitir que o corpo passe para o próximo ciclo da forma mais saudável possível.
Assim, quanto estiver nesta fase, avise seu professor para que ele recomende a melhor prática respeitando seu organismo.