Yoga terapeutico – uso de props na prática
Texto de Marla Apt traduzido e adaptado, link original: featheredpipe.com
Yoga é por definição terapêutico. Nos Yoga Sutras de Patanjali, diz-se que: Yoga não só previne o sofrimento:
heyam dukham anagatam;
Capítulo II, Sutra 16 (As dores que ainda estão por vir podem ser evitadas)
Mas pode curá-las:
tatah klesha karma nivrittih;
Capítulo IV, Sutra 30 (Em seguida, vem o final de aflições e ação)
De acordo com a definição de Patanjali, todos os praticantes de yoga estão passando por uma forma de terapia, seja por uma questão espiritual, um equívoco mental ou uma doença física.
Na prática de Iyengar yoga, os benefícios terapêuticos e meditativos são derivados através de um sistema progressivo envolvendo o sequenciamento dos ásanas (posturas) e pranayama (prática de yoga que envolve o controle da respiração), a atenção para o alinhamento e técnica das posturas e tempo das práticas.
Como exemplo os tratamentos de doenças físicas e psicológicas o yoga muitas vezes emprega adereços sofisticados para ajudar o aluno / paciente ao longo do caminho.
Yogis na Índia têm utilizado materiais de yoga básicos por séculos. Iogues que praticaram tradicionalmente em ashrams em áreas florestais penduravam cordas amarradas a galhos de árvores grossas. O uso de bastões e cintos como suporte para praticantes de yoga (para ajudar a manter uma postura sentada ereta com a coluna ereta, mesmo em repouso) é comumente representado na arte indiana antiga e templos. B.K.S. Iyengar tem promovido o uso de materiais para melhorar a prática de yoga através do desenvolvimento de muitos novos props com usos específicos, especialmente no campo do yoga terapêutico.
Quando B.K.S. Iyengar começou a ensinar yoga quando jovem, ele rapidamente percebeu que a prática vigorosa que tinha sido ensinado a ele quando adolescente não era apropriado para todos os seus alunos. Mesmo que ele tivesse efetivamente curado se de várias doenças (febre tifóide e tuberculose), ele não tinha sido exposto à prática terapêutica de yoga para os alunos de diferentes idades e habilidades.
Tendo observado e experimentado uma melhoria na sua própria saúde e na saúde de seus alunos, Iyengar desenvolveu uma forte confiança no poder de cura do yoga. Ele começou a adaptar as posturas para a capacidade de cada um dos alunos, para que todos pudessem se beneficiar das propriedades terapêuticas de cada asana.
Em seus experimentos com sua própria prática, BKS Iyengar começou a utilizar objetos de casa para ajudá-lo a melhorar. Ele gradualmente aperfeiçoou e desenvolveu props especificamente construídos para uso em yoga. Hoje, muitas das inovações dele com adereços são comumente vistos em outras linhas de yoga e suas aplicações são amplamente utilizadas. Talvez o uso bloco atualmente seja a mais difundida para os alunos que devido a rigidez não consegue alcançar o chão em trikonasana.
Funções dos props:
- Apoio
- Educação
- Direcionamento
- Intensificação da ação
- Relaxamento e redução do estresse
Apoio
Props podem ter várias funções num contexto terapêutico. Em sua função de apoio eles podem sustentar todo o corpo ou várias partes dele que requeiram suporte. Muitas vezes, as poses que são considerados para ser mais benéficas para uma condição particular pode não ser atingível para o paciente devido a restrições físicas ou falta de força.
Os props podem tornar algumas das posturas mais avançados acessíveis para pessoas com alguma lesão ou deficiência. Por exemplo, um aluno com uma perna só pode solucionar os desequilíbrios estruturais no na pelve e coluna vertebral através da prática em pé posa com o apoio de um banco alto ou trestle (suporte de madeira também referido como “cavalo”).
Ou os alunos incapazes de se sustentarem-se em uma invertida sobre a cabeça, como Sirsasana podem usufruir dos muitos benefícios de estar de cabeça para baixo, enquanto pendurado nas cordas. Algumas das posturas mais avançados podem fornecer o medicamento mais forte para as várias condições e, se não fosse utilização dos aopios, este medicamento não estaria ao alcance do paciente.
Em uma prescrição terapêutica, a sequência de posturas, a maneira pela qual ela é executada (a forma e alinhamento) e a quantidade de tempo que cada uma é realizada é tão importante quando à prescrição.
Em sua capacidade de suporte, props podem capacitar o aluno para manter a postura por muito mais tempo do que quando realizada de forma independente. Comparando um praticante experiente que é capaz de sustentar Viparita Dandasana (uma extensão) durante um minuto, ele ou ela pode mais facilmente manter a postura por 5-10 minutos com o apoio de uma cadeira e também sentir um pouco de relaxamento nesta postura intensa, mas também colher os benefícios de uma estadia prolongada na mesma posição.
Como suporte, um prop também pode ajudar o paciente a superar o medo (de cair, perder o equilíbrio, etc.), o que pode vir a ser um impedimento na prática. A resposta de proteção ao medo pode muitas vezes causar um travamento da respiração, uma contração desnecessária de músculos que precisam relaxar e estender ou para compensar desalinhamentos que podem desestabilizar a postura e tornar-se vulnerável a lesões.
Pranayama pode ser bastante eficaz no tratamento de certos problemas respiratórios, pressão arterial alta, cardopatias e distúrbios psicológicos. Pranayama é praticado classicamente em uma posição sentada ereta, que, quando feito corretamente, exige uma grande dose de força, resistência e mobilidade estabelecida a partir de uma base de prática de asanas.
Se a postura e técnica de pranayama não são executados corretamente, a prática pode causar tensão indevida à estrutura do corpo, bem como o sistema nervoso e a mente. Para iniciar o corpo e a mente para pranayama, ele pode ser praticado em decúbito dorsal em uma versão sustentada de Savasana (postura do cadáver) ao invés de em uma posição sentada. O cérebro e o sistema nervoso relaxam enquanto se está deitado. O apoio melhora o funcionamento respiratório e permite que os órgãos envolvidos no processo respiratório para ampliação tomem a forma necessária para a prática de pranayama livre de estresse.
Educação
Os props podem ajudar a cultivar uma compreensão do alinhamento correto na postura de modo seguro. Muitos problemas estruturais são causados ou agravados por um desequilíbrio no corpo formando padrões físicos persistentes. Os materiais podem ajudar a formar uma espécie de balisa para o corpo, para que o aluno possa se sentir onde as assimetrias estão ocorrendo, observando a discrepância do contato entre o corpo eo suporte em cada lado. Na sua função educativa, a prop serve como um professor para possibilitar o alinhamento e o estado do próprio propróprio praticante no auto estudo, e muitas vezes pode revelar a origem dos problema, que habilita o paciente no processo de cura. A introspecção facilitada pelos props aumenta os efeitos meditativos e benefícios mentais de yoga.
Direcionamento
Props também pode ser usado de uma maneira diretiva de modo a destacar um aspecto específico da postura ou respiração. Nesta função, o prop chama a atenção para a área que precisa ser tratada para e fornece ao praticante um senso de direção. O prop direciona o aluno para a ação específica de uma postura, o que pode ter função terapeutica. Por exemplo, um aluno com dor cervical não pode consegue de forma independente as ações necessárias nas posturas que vão criar a tração do pescoço. No entanto, com a ajuda de uma corda utilizada em torno do trapézio e puxada para baixo, o suporte pode oferecer alívio da dor e, ao mesmo tempo, ensinar o estudante a ação que ele ou ela está tentando realizar.
Intensificação das Ações
Props podem também ser usado para intensificar as ações necessárias em uma aplicação terapêutica de uma portura. Embora os suportes podem apoiar e permitir que o aluno se sustente por um longo período de tempo, a postura pode ser feita de forma mais intensa ou pode aprofundar a percepção do praticante. O prop pode transformar uma postura que poderia ser potencialmente prejudicial quando feita de forma incorreta, para uma que traz um enorme alívio.
Relaxamento e redução do estresse
Props têm provado ser valiosos para o tratamento de doenças imunológicas. Para relaxamento e redução do estresse, B.K.S. Iyengar desenvolveu o que é comumente referido como uma prática restaurativa, em que materiais sustentam as posturas podem ser sustentadas por mais tempo. Inversões são uma ferramenta essencial para ajudar o sistema imunológico e os props capacitam os alunos a realizar inversões por períodos prolongados para o benefício máximo.
Como o uso de instrumentos médicos, o uso de props é uma ciência exigente. A idade do paciente, mobilidade, capacidade de resposta à instrução e dor, estado psicológico e a força devem todos ser levados em consideração e adaptados a cada indivíduo.
Antes de uma postura pode ser modificado com a utilização de um suporte, as suas propriedades e qualidades deve ser compreendidas completamente. Como acontece com qualquer modalidade de cura, é necessário um treinamento rigoroso. Yoga terapia não só está ligada na capacidade de observação e aplicação correta, mas também na experiência prática e pessoal. Portanto, procure um professor experiente antes de se aventurar nesse mundo.